quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CONHECENDO PORTUGAL EM 10 DIAS

Uma das partes mais importantes da viagem é o planejamento. Ao resolvermos conhecer um lugar é preciso fazer uma pesquisa sobre a melhor época, o clima, os costumes locais, a segurança, sem esquecer, contudo, dos passeios mais recomendados. A partir desse levantamento, passamos a planejar dentro de um orçamento pré-definido as melhores opções. O passeio por Portugal foi pensado como parte de um programa maior que previa a retorno ao Brasil de navio, um antigo sonho que queríamos realizar. Utilizamos o Guia Coleção Viagem Perfeita da Editora Abril, 2011/2012 com excelentes dicas.
Linda vista ao chegar em Lisboa

Chegamos a Lisboa no dia 16/11/2011 no vôo TAP as 6h20mim. Ao descer do avião é muito confortável ser recebido no seu próprio idioma, o que nos trouxe mais tranqüilidade para poder explorar bem o país.

A locação de carro foi feita pela Internet para retirada no aeroporto (Hertz). Descobrimos aí, que, diferentemente de outros países, as locadoras não abrem 24 horas, por isso tivemos que aguardar até as 9 horas da manhã para pegarmos o carro. Ficamos hospedados no Hotel Park Avenida (reserva efetuada pelo Decolar), ao lado do Parque Dom Pedro II, um dos pontos turísticos de Lisboa. Apesar de ser um bom hotel, o estacionamento gratuito é pequeno. De um modo geral, as estradas em Portugal são excelentes, mas a maioria possui pedágios. Existem estradas vicinais sem pedágios, mas com trânsito intenso, o que pode atrasar a programação da viagem.

DIA 17/11 - LISBOA/ALENQUER/TOMAR/ FÁTIMA/COIMBRA/PORTO - 317 km/ 03 horas

Convento de Cristo em Tomar

No dia seguinte, saímos cedo para Tomar, considerada o berço dos templários, onde visitamos o Convento de Cristo, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983. Paramos para fotografar o Santuário de Fátima, que recebe milhões de peregrinos a cada ano. Como a distância entre a Fátima e Coimbra é pequena, resolvemos ir almoçar lá. Visitamos a Universidade de Coimbra, devido ao seu valor histórico para nós brasileiros. Outra visita recomendada pelo Guia, o Convento de Santa Clara, se encontrava em reforma. À noite chegamos à cidade do Porto.

Vista de Vila Nova de Gaia

DIA 18/11 - PORTO – GUIMARÃES/ BRAGA E VIANA DO CASTELO - 150 km –  2 horas

Ficamos hospedados no Novotel Gaia, um três estrelas com excelente custo-benefício. Bem cedo seguimos para a cidade de Guimarães e fomos conhecer o Castelo de Guimarães, onde nasceu o primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, e o Paço dos Duques. Passeamos pelo Centro Histórico, considerado patrimônio da humanidade. Seguimos para Braga para o almoço, e logo após visitamos a Praça da República, a Igreja Bom Jesus do Monte e fomos conhecer o funicular mais antigo da Europa, com funcionamento à base de motor a água (mas infelizmente só funcionava nos fins de semana). Seguimos para Viana do Castelo (linda cidade a beira mar) e visitamos o Monte de Santa Luzia de onde se tem uma bela vista de toda a cidade.

Morro em Guimarães

DIA 19/11 – CITY TOUR EM PORTO/VILA NOVA DE GAIA/ MATOSINHOS – o dia todo.

Fizemos um city tour (um meio barato e cômodo de conhecer as grandes cidades do mundo) pela cidade do Porto, que é a segunda cidade mais importante do país. Visitamos a Cave Calem, e após uma palestra sobre o processo de fabricação do famoso vinho do Porto, houve uma degustação dos vários tipos de vinho produzidos ali. Para completar o dia, efetuamos um passeio de barco pelo Rio Douro no Cais da Ribeira (travessia das sete pontes).

DIA 20/11 – SAÍDA PARA LISBOA C/ PARADA EM BATALHA/NAZARÉ/ALCOBAÇA E ÓBIDOS – 317 – 3 horas

Mosteiro Santa Maria da Vitória em Batalha

Seguimos para Batalha, onde visitamos o Mosteiro de Batalha ou Santa Maria da Vitória, obra-prima da arquitetura gótica portuguesa, declarado pela UNESCO como patrimônio mundial, datado do século XIV e construído em homenagem à vitória na Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. Paramos em Nazaré com o objetivo de conhecer a praia que tem a maior onda do mundo (mas o mar estava muito calmo). Partimos com destino à cidade de Alcobaça, e visitamos o Mosteiro de Alcobaça ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça, fundado em 1178 devido a um voto de doação à ordem de Cister feito por D. Afonso Henriques pela conquista de Santarém aos Mouros. Alberga no seu interior a mais emocionante e bela história de amor de Pedro e Inês. Paramos em Óbidos, para visitar a Vila Medieval, pequeno povoado muito pitoresco, com ruas brancas, castelo e pequenas lojas (excelente passeio). Chegamos a Lisboa à noite e seguimos para o Hotel Roma (reservado pelo Decolar).

Dia 21/11 – SAÍDA PARA ÉVORA – 200 km – 3 horas

Templo de Diana em Évora

Seguimos rumo ao leste para conhecer Évora, uma cidade medieval, tivemos oportunidade de visitar o Templo de Diana e a Catedral. Um dos passeios indicados pelo Guia era o Cromeleque dos Almendres, um sítio arqueológico comparado a Stonehenge, mas não valeu à pena, porque era muito longe e não tinha estrutura nenhuma. Na volta paramos no Freeport - Outlet já perto de Lisboa, interessante conjunto de lojas, bares e restaurantes.

Dia 22/11 – SINTRA  100 KM    -   ESTORIL /CASCAIS / (16 KM)

Palácio de Pena em Sintra

Apesar do frio fomos conhecer o Palácio da Pena, rodeado pela exuberante vegetação da serra da Sintra, é considerado por muitos a pérola do estilo romântico português do século XIX. Inspirado nos castelos da Baviera foi a residência preferida da família real portuguesa, onde podem ser admirados, pinturas, murais e diversos painéis de azulejos, integrando as inúmeras coleções reais. O Palácio Nacional de Sintra, localizado no centro da vila é o único sobrevivente português dos paços reais medievais. Mundialmente reconhecido pelo perfil das duas monumentais chaminés cónicas das suas cozinhas, exibe no seu interior um acervo único de azulejaria hispano-mourisca e colecções de artes decorativas do século XVI ao século XVIII. De regresso a Lisboa, pela Marginal, passamos por Cascais, porto de pesca e centro turístico desde os tempos em que era residência de veraneio da família real portuguesa e visitamos os jardins do Cassino de Estoril, centro cosmopolita de negócios com o maior cassino da Europa. Visitamos ainda a Praia do Guincho e Forte Oitavos. Ao entardecer, regressamos à Lisboa admirados com a variedade de  construções medievais existentes em seu arredor.

Dia 22 e 23/11 – CITY TOUR EM LISBOA

Vista de Lisboa

Atravessamos a Ponte 25 de abril, seguindo até o bairro histórico de Belém com parada na Torre de Belém, no Padrão do Descobrimento e no Mosteiro dos Jerônimos. Interessante descer do ônibus e experimentar o Pastel de Belém na lojinha mais tradicional da cidade. Visitamos o lindo Castelo de São Jorge de onde pdemos visualizar a cidade, as colinas e o Rio Tejo. Por fim, visitamos o Parque das Nações para andar de teleférico.

Dia 24/11 – Retornamos ao Brasil no navio Splendour of the Seas da Royal Carribeancom chegada prevista para o dia 09/12 às 7 h da amanhã.