quinta-feira, 16 de março de 2017

CRUZEIRO EM DUBAI: A TERRA DOS SHEIKHS

Parte externa do MSC Fantasia
Nos últimos anos resolvemos, nas datas comemorativas, trocar as festas por viagens, assim em nosso aniversário de casamento, resolvemos ir fazer um cruzeiro pelo Oriente Médio, iniciando em Dubai. No final do ano passado, recebemos um e-mail, detalhando uma promoção da MSC Cruzeiros, com um pacote completo para Dubai: cruzeiro, passagem aérea, hotel e traslado, seguro saúde, tudo por um preço bem acessível e ficamos empolgados. Juntamos a vontade de conhecer Dubai e fechamos o pacote com nosso agente de viagens, Paulo da A e T Turismo, que nos assessora há algum tempo.

Planejamento: Efetuadas as reservas, começamos a planejar os passeios e excursões que faríamos. O próprio navio oferece os city tours em cada porto que desembarcamos (pagas à parte). É claro, que gostaríamos de ficar mais alguns dias passeando por Dubai, mas o pacote anunciado não deixava opção para alterar a programação da viagem.  

Documentação: Passaporte com validade de seis meses. O Visto de Múltiplas Entradas - VPM para brasileiros é obrigatório e custou cerca de 95 dólares. O nosso agente de viagem providenciou tudo e a uma semana da viagem recebemos o visto em nosso e-mail. Levamos ainda o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, mas não foi exigido em nenhum momento. Os outros países não exigiam visto apenas uma autorização especial entregue no desembarque e devolvido no retorno ao navio.
Primeira visão de Dubai

Hospedagem: Em Dubai ficamos no Novotel World Trade Centre do Grupo Accor, hotel novo, bem localizado e confortável para apenas uma noite.


Transportes: O navio seria o nosso principal meio de transporte e ônibus apenas para traslados.

Clima: Visitando o site do Climatempo verificamos que teríamos temperatura amena durante todo o cruzeiro, em torno de 20 a 28 graus, mas o tempo ficou bem nublado, chegando a chover em algumas ocasiões, bem diferente de alguns comentários que diziam que a temperatura pode chegar a incríveis 50 graus.


Compras: Não nos preocupamos em fazer compras, pois afinal de contas todos os passeios seriam bem corridos, deixando tempo apenas para trazer algumas lembrancinhas.   

Segurança: Fomos avisados que era perfeitamente seguro passear por Dubai. Em todos os outros locais que visitaríamos, a informação era  de que não haviam registros de episódios de violência ou insegurança.  

Moeda: A moeda corrente  nos Emirados Árabes Unidos é o Dihram (AED), que pode ser convertida para o dólar, dividindo-se o valor a pagar por 4. No cruzeiro, o euro seria a moeda a ser utilizada. Levamos apenas euros e dólares que foram aceitos normalmente. 

Cuidados necessários: Recomendamos sempre fazer um seguro saúde para viagem, pois pode garantir a tranquilidade no caso de algum problema de saúde. Leve também um adaptador de tomada para carregar seus aparelhos eletrônicos, pois a tomada é bem diferente da nossa. Roupas mais sóbrias podem ser exigidas em alguns lugares, como mesquitas, museus: calças compridas, blusa de manga comprida, sem transparência e um lenço ou xale para cobrir os cabelos.

Abaixo relatamos nossa aventura pelos Emirados Árabes, que ficará em nossas memórias por muito tempo.



Dia 01 - Saída de Brasília às 16 horas, passagem comprada à parte, não inclusa no pacote. Chegada a São Paulo às 17:30 horas. Em seguida, embarque no avião da Emirates, rumo a Dubai às 01:30 da manhã, com chegada prevista para 16 horas. 

Atlantic Palms em Dubai
Dia 02 - Dubai - Chegada a Dubai, após os trâmites normais de imigração, fomos recepcionados pela empresa Sharif Tours para o traslado  até o hotel, por sinal muito bom. Cansados da viagem de 14 horas, não saímos do hotel.

Dia 03 - Dubai - Fomos transferidos do hotel para o porto por volta das 10 horas da manhã, logo após o café. Nesse momento, as malas foram identificadas e seguiram direto para o porto. O check in no navio foi bem tranquilo e logo estávamos embarcados. Fomos avisados que nossas cabines só estariam disponíveis a partir das 13 horas. O navio MSC Fantasia possui 16 andares, com capacidade para 4.300 passageiros e 1.400 tripulantes, foi inaugurado em 2008, por nada menos que a Sofia Loren, atriz italiana mundialmente famosa. O navio possui 13 bares, 4 restaurantes, uma discoteca e um casino. Um pouco antes da partida participamos de uma simulação de emergência obrigatória, conforme normas internacionais. A previsão para  a saída de Dubai era às 23 horas, e assim, rumamos para nossa aventura ao som de "Con Te Partiró" com Andrea Bocelli, emocionante. Já nesse primeiro dia, após o jantar, assistimos a um show no teatro com cantores internacionais. Toda noite, um pouco antes do jantar, fomos brindados com espetáculos musicais, de mágica ou malabarismo.  

Passeio de 4x4 pelas dunas
Cenário do oásis
Dia 04 - Abu Dhabi - Chegamos a Abu Dhabi às 5 horas da manhã, logo após o café, seguimos para uma excursão para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e possui um rico patrimônio, entre elas a Mesquita do Gran Sheikh Zayed, considerada a terceira maior do mundo com capacidade de acomodar 40,000 fiéis.  Suas reluzentas 80 cúpulas brancas e seus 4 minaretes podem ser vislumbradas já na entrada da cidade. Seus amplos pátios e mais de mil colunas são cobertos de mármore branco. Seu interior é coberto por um tapete persa fabricado por mais de 1.200 artesãs medindo 5,627 m2  e pesando 47 toneladas. Há ainda o Heritage Village, o Palácio dos Emirados, o sítio arqueológico de Al Ain. Seguindo orientação de nossos companheiros de viagem, escolhemos um passeio de jipe com jantar no deserto. Passeio um pouco caro, mas obrigatório para quem quer viver uma aventura no deserto de Abu Dhabi em uma experiência cultural de imersão, que inclui um jantar delicioso com autêntica comida árabe. Saímos do navio à tarde, embarcamos em um moderno veículo 4x4, fizemos a viagem de 1,5 hora até chegar ao deserto. A partir daí, a aventura começou com os veículos subindo e descendo pelas dunas (lembrando os nosso buggies nas dunas de Genipabu) paramos para tirar algumas fotos. Logo após, chegamos a um oásis, onde se podia andar de camelo ou fazer uma sessão de pintura de henna, uma forma popular e altamente decorativa de arte corporal semi permanente da região. Na chegada ao vilarejo exclusivo, a noite continuou com jantar estilo buffet em meio ao mais romântico ambiente de deserto. E, como detalhe final, uma apresentação de dança do ventre em verdadeiro estilo árabe. Enfim, já era quase meia noite quando retornamos ao navio, cansados, mas fascinados.

Royal Ópera Hall Muscate
Dia 05 - Navegação  - Durante todo o dia navegamos pelo Golfo da Arábia até chegar ao Estreito de Hormuz, trecho que possui 60 km de largura e 30 km de comprimento, ponto vital para o trânsito de petroleiros, transportando quase um quinto de todo o petróleo do mundo. Em seguida, o navio adentrou no Golfo de Omán na costa oriental da península arábica até a cidade de Muscate. Aproveitamos o dia para conhecer mais o navio e a noite tivemos o jantar de gala com o capitão. Nessa oportunidade, o comandante deu às boas vindas aos passageiros, convidando-os para um coquetel e dedicando algumas horas a tirar fotos com as famílias.

Dia 06 - Muscate -  Chegamos às 08 da manhã, e após o café, descemos para um tour pela cidade, conhecida por possuir um dos maiores portos do mundo desde a Roma antiga. Situada no golfo de Omã, é a capital e maior cidade do Sultanato de Omã. A excursão em espanhol começou com uma parada no lindo Royal Ópera House, em seguida, fomos a uma fábrica dos famosos perfumes árabes, a Amouage. Preços bem salgados para nossos padrões. E paramos para compras no Mutrah Souk, um mercado de artesanatos e roupas. Voltamos a tempo de almoçarmos no próprio barco.

Praia de Khor Al Fakkan
Dia 07  - Khor Fakkan  - Esta cidade está situada no Golfo de Omán. Para facilitar o traslado dos passageiros, o navio disponibilizou ônibus para o porto para os que queriam passear pela cidade. Como não achamos nenhuma excursão interessante, ficamos passeando a pé pela cidade até a hora do embarque, previsto para às 13 horas. Devido ao mau tempo, fomos informados que não iríamos desembarcar em Sir Bani Yas, a ilha particular  da MSC Cruises, pois o porto estava fechado. E que iríamos desembarcar em Doha no Qatar.


Vista de Doha no Qatar
Dia 08 - Doha é considerada a Pérola do Qatar, seu nome é derivado da palavra árabe ad-Dawha, que significa grande árvore. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado é o principal centro econômico, cultural e financeiro do país. A cidade está se preparando para a Copa do Mundo de 2022, o que a transformou em um grande canteiro de obras. Decidimos fazer um tour, em espanhol, para conhecer um pouco a cultura local. Visitamos um antigo teatro, uma mesquita e um dos palácios do Emir (a guia nos falou que eram 7). Depois, fomos ao mercado local, o Souk Waqif, com produtos típicos do lugar com os habitantes locais em vestimentas próprias do Oriente Médio. No final da excursão fomos ao Museu da Arte Islâmica. Pontos turísticos lindíssimos.

Souk Nadinat Jumeirah em Dubai
Dia 09 - Dubai - Situada na costa e rodeada pelo deserto árabe, a cidade possui uma gama imensa de arranha céus de todos os tipos e conceitos. Como tínhamos só um dia, resolvemos fazer um city tour, mas infelizmente, uma tempestade de areia nos atrapalhou um pouco. A vista dos famosos prédios Burj Al Arab e Burj Al Kalifa ficou prejudicada, nem as fotos tiradas fizeram jus a beleza desses prédios. Fomos a um belíssimo mercado Souk Madinat Jumeirah e conhecer as embarcações chamadas Dhow. Passeio de um dia inteiro, já que pernoitaríamos no próprio navio. 


Dia 10 - Desembarque e traslado até o aeroporto para retorno ao Brasil. 

Obs: Todas a fotos utilizadas no post são de autoria própria.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário