terça-feira, 16 de outubro de 2018

VISITANDO A TERRA DA GAROA - SÃO PAULO

A cidade de São Paulo recepciona todos os viajantes cujo destino é o exterior, por isso quase todos só conhecem seus aeroportos. Apesar de termos conversado várias vezes sobre ir passear em São Paulo, a oportunidade ainda não havia aparecido. Decididos a assistir a um show do Andrea Bocelli, cujo ingresso em Brasília já havia esgotado, verificamos a disponibilidade para irmos assisti-lo em São Paulo, então, compramos os tíquetes, as passagens e reservamos os hotéis. Como era aniversário do meu cunhado, resolvemos dar uma esticada até  Ribeirão Preto para dar-lhe um abraço, ficamos ali por 4 dias e voamos para São Paulo.

Planejamento: A primeira providência foi programar o roteiro a ser seguido, pois a cidade é muito grande, então, tivemos que escolher os locais mais interessantes. Depois reservar as passagens, o hotel e contratar os passeios tudo com antecedência. Apesar de as passagens aéreas para São Paulo não serem muito caras, se você deixar para a última hora, os preços tendem a subir. As reservas dos hotéis foram feitas por meio da Bancorbrás e da AirBNB.

Monumento às Bandeiras
Hospedagem:  Escolhemos como opção de hospedagem no site da Bancorbrás, o Pergamon Hotel Frei Caneca, situado na Consolação, com atendimento excelente e bom café da manhã. Após várias consultas, concluímos que teríamos dificuldade em conseguir um traslado para o nosso hotel, após o show no Allianz Park, então, decidimos reservar por meio do AirBNB um pequeno apartamento, localizado ao lado desse estádio. Foi uma excelente ideia.


Transportes: Resolvemos não dirigir em São Paulo, preferindo fazer os deslocamentos de táxi ou Uber. Considerando que o aplicativo é de fácil utilização e preços razoáveis foi uma boa opção.

Vitrais do Mercado Municipal
Clima: Antes de fazer as malas sempre consultamos o site Climatempo, e verificamos que ia predominar o tempo ensolarado e quente, intercalado com chuvas esparsas. Nada que atrapalhasse os passeios e sem necessidade de levar agasalhos pesados, apenas capa de chuva.

Compras: Ir à São Paulo e não fazer comprar na Rua 25 de março é quase impensável. Reservamos um dia inteiro para isso. Apesar disso, andamos bastante mas compramos pouco, só algumas lembrancinhas para a família.   

Segurança:  Como em toda cidade grande, São Paulo não é diferente. Devemos ter cuidado ao andar por alguns bairros, bem como no centro da cidade. Devemos evitar carregar coisas de valor, principalmente na Rua 25 de março, devido ao grande fluxo de pessoas.  

Cuidados necessários Disposição para andar e um bom tênis é essencial. Capa de chuva e um casaquinho sempre  são bem vindos, porque São Paulo é conhecida como a terra da garoa.

Nosso Roteiro:

Vista externa do Mercado Municipal
1 dia: Chegamos de Ribeirão Preto à tarde e fomos direto para o nosso hotel. Após um breve descanso, fomos almoçar na Padaria Bologna, situada bem ao lado do nosso hotel, simples mas com bom cardápio.  À noite, fomos conhecer o Bar do Juarez, sugestão de um amigo nosso. Achamos bem interessante o jeito de servir a picanha, que vem apenas selada para ser passada na chapa na hora, à medida que cada um quiser se servir.




Estádio Municipal do Pacaembu
2 dia: Resolvemos reservar esse dia para irmos fazer compras na Rua 25 de Março e na Florêncio de Abreu, onde predominam as lojas de ferramentas, ideal para os homens. Após algumas compras, fomos caminhando até o Mercado Municipal ou simplesmente Mercadão. Motivos não faltam para visitar um dos melhores pontos turísticos da cidade. O prédio possui colunas em estilo grego com telhas de vidros e lindos vitrais que permitem uma iluminação natural. Ali são abrigadas diversas barracas onde se vende de tudo: frutas exóticas, sucos, temperos, legumes, frios, queijos e azeitonas importadas, vinhos, carnes, peixes e temperos. Possui ainda, diversos restaurantes e lanchonetes onde são servidos os famosos pastéis de bacalhau e o não menos famoso sanduíche de mortadela, exageradamente grandes, ideal para duas pessoas. Pegamos uma pequena fila para sermos atendidos no Hooca Bar, mas depois o atendimento foi bem rápido. Não deixe de experimentar. À noite cansados de tanto caminhar, fomos jantar ao lado do nosso hotel, no excelente Madri Lancheria e Restaurante, atendimento excelente, cardápio simples, mas delicioso e com bom preço. Recomendamos.

Vista externa do MASP
3 dia: Em consulta em alguns sites, constatamos que havia um city tour em São Paulo e achamos interessante fazê-lo para podermos conhecer o máximo de atrações possíveis. Fomos de Uber até a Praça da República de onde partem os ônibus, os " vermelhos" como dizem.

Informações sobre o Circular Turismo em São Paulo:  O preço do ingresso é de R$ 40,00 (preço em setembro/2018) que pode ser utilizado por 24 horas, podendo embarcar e desembarcar em qualquer ponto quantas vezes quiser. São aceitos dinheiro e cartões de crédito e débito, pagos no próprio ônibus. O tour é oferecido em Português, Inglês e Espanhol e funciona nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira: às 9:00, 11:20 e 14:10. Aos sábados: às 8:00, 10:30 e 13:30. Aos domingos e feriados, saídas às 10:00, 10:40, 12:00, 12:40, 15:00, 16:10, 17:10 e 17:50,  com saída da Praça da República. É possível iniciar o passeio embarcando em qualquer ponto de parada do circuito. O percurso total tem duração aproximada de 2 horas, se você não desembarcar em nenhuma das paradas. Ele possui paradas em pontos específicos da cidade, que são as seguintes:
Parque Ibirapuera
  • Praça da República – ponto inicial do tour. Nos finais de semana tem uma feirinha de artesanatos com diversos itens e centenas de barracas. Interessante se chegar mais cedo você pode conhecer os famosos Edifício Copan e o Edifício Itália, que ficam bem ao lado do ponto de partida do ônibus.
  • Estádio do Pacaembu / Praça Charles Miller – A segunda parada é em um dos estádios mais famosos de São Paulo – o Pacaembu – e que hoje também abriga o Museu do Futebol. Aos sábados também ocorre a famosa “feira-livre”, e é uma ótima oportunidade de se comer o famoso “pastel de feira” de São Paulo.
  • Avenida Paulista – MASP e Casa das Rosas –  Há uma parada em frente ao MASP – Museu de Artes de São Paulo e a outra em frente à Casa das Rosas, situadas na Avenida Paulista, conhecida por ser um dos centros financeiros mais importantes da cidade e também palco de praticamente todas as manifestações políticas. É possível ver ainda o prédio da Fiesp.
  • Parque do Ibirapuera – É uma das poucas áreas verdes da cidade e é cheio de atrações. No trajeto do Circular Turismo é possível observar o lago com suas famosas fontes. Nos arredores é possível conhecer o Obelisco (Mausoléu aos Heróis de 32), o Monumento às Bandeiras e o Museu de Arte Contemporânea. Sem contar as próprias atrações de dentro do parque como a OCA, o Planetário, o Auditório Oscar Niemeyer e o Museu Afro Brasil.
    Bairro Liberdade
  • Centro Cultural de São Paulo – É um espaço destinado ao lazer e à cultura. Com uma enorme biblioteca, é muito utilizado para apresentações, espetáculos e para pesquisas. Nos arredores encontra-se a Catedral Nossa Senhora do Paraíso e a Catedral Ortodoxa.
  • Liberdade – O famoso “bairro japonês” de São Paulo tem duas ruas principais, a Galvão Bueno e a dos Estudantes, com várias lojas, restaurantes e mercados com a maioria dos produtos vindos do Japão, China e Coreia do Sul. Outras opções na região são o Museu da Imigração Japonesa e o Templo Budista Busshinji. Nos finais de semana, a Feirinha da Liberdade é uma ótima opção gastronômica da região. Fizemos aqui nossa parada para almoçarmos no Nandemoyá, um saguão com muitas mesas que abrigam um buffet de pratos quentes e frios, tudo de forma expressa. Apesar de ser um pouco caro, vale a pena conferir.
  • Pateo do Collegio – Local onde a Cidade de São Paulo foi fundada, abriga um museu de arte sacra, uma cripta e um café. Está bem perto de atrações como a Catedral da Sé e da Cripta da Catedral da Sé. Próximo também do Centro Cultural Banco do Brasil, da Bolsa de Valores de São Paulo (BVMF), Mosteiro São Bento, Solar da Marquesa de Santos e os famosos prédios Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo e o Farol Santander (Edifício Altino Arantes).
  • Theatro Municipal – Um dos prédios mais icônicos e famosos do centro de São Paulo, o teatro é palco para espetáculos e shows e possui uma arquitetura impressionante. Um visita guiada ao Teatro Municipal pode ser feita.
Estando com tempo, é possível descer em todas as paradas e conhecer os arredores. Alguns dos locais são só para fotos, mas muitas das atrações podem ser visitadas e conhecidas um pouco mais em detalhes.
Casa das Rosas

4 dia - Acordamos cedo, fizemos o check in no hotel, deixando as malas guardadas no depósito e fomos passear na Avenida Paulista, fomos ao Sesc da Paulista para subir no mirante, na Casa das Rosas e no Museu Japonês, atrações localizadas ao lado uma da outra e de ingresso gratuito. Almoçamos no Shopping em frente, o  Pátio Paulista. Retornamos ao hotel, pegamos nossas malas e fomos conhecer nosso apartamento, onde passaríamos a noite para facilitar o deslocamento para o Allianz Park, para ver o show. Ao chegarmos fomos recepcionados pelo casal proprietário, que nos mostrou o local e falou sobre o Shopping  Bourbon que fica bem em frente. Localização ideal para eventos no Palestra Itália. À noite, fomos ao Show, felizmente, foi só atravessar a rua. O show foi maravilhoso e contou com a presença da cantora brasileira Maria Rita. Após o show atravessamos a rua e fomos descansar.

5 dia - Acordamos cedo e fomos tomar café da manhã no Supermercado Sonda, ao lado do nosso apartamento. Fizemos o check out e fomos para o aeroporto de volta a Brasília.

Obs: todas as fotos aqui utilizadas são de autoria própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário