sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

CARAVANA CAMINHANDO NA TERRA PROMETIDA - ISRAEL E EGITO

Caravana da Terra Santa Viagens

Eu e meu marido tínhamos muita vontade de ir conhecer Jerusalém, cidade considerada sagrada por três grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Para os judeus, a cidade é sagrada por ter sido capital do Reino de Davi e também o local em que o Rei Salomão ergueu o templo para guardar a Arca da Aliança, que continha as tábuas sagradas em que foram escritos os “Dez Mandamentos”. Esse templo foi destruído pelos romanos, restando apenas uma de suas paredes, que hoje é conhecida como o Muro das Lamentações. Para os muçulmanos, Jerusalém é considerada a cidade onde Maomé ascendeu ao céus. Para os cristãos, a cidade de Jerusalém representa o local onde Jesus realizou muitos milagres, foi crucificado, sepultado e ressuscitou. Nesse local encontra-se a Igreja do Santo Sepulcro.
Vista de Jerusalém do Monte das Oliveiras
No entanto, a nossa vontade esbarrava em alguns contratempos: em primeiro lugar o valor elevado dos pacotes, seguida da preocupação com a segurança, devido, principalmente, por notícias de ataques terroristas e outros. Nosso sonho, no entanto, começou a se concretizar a partir de um folheto da empresa Terra Santa Viagens, com um roteiro que nos conquistou. A possibilidade de parcelar o pacote em até 10 vezes também nos animou bastante. Após alguns contatos, via telefone, com a empresa conseguimos realizar esse antigo sonho.    

Planejamento: Primeiro passo: fazer contato com a empresa para ver a programação, o preço, o parcelamento, a melhor época para ir. Depois preencher formulários para a empresa aprovar o parcelamento. Como o roteiro da empresa já inclui traslado, hospedagem, alimentação, transporte, seguro saúde, passeios com guias falando português ou espanhol, não há necessidade de contratar nada mais.  

Documentação: Passaporte com validade mínima de seis meses. Para a Europa, os brasileiros estão dispensados de visto. Não foi exigida a Carteira de Vacinação. E nos outros países, pagam-se algumas taxas no próprio aeroporto ou nas fronteiras, conforme abaixo:
·  Visto do Egito pago na chegada ao aeroporto local: U$25,00
·  Taxa de fronteira  U$14,00 na saída Jordânia/ Israel
·  Taxa de fronteira Israel/Jordânia U$50,00 (pago no local ) 

Hospedagem: Os hotéis são de categoria 4 estrelas com boa localização e atendimento excelente, já previamente contratados conforme explícito no pacote.

Transportes: Todo o passeio, a partir da chegada na cidade de Cairo, foi feita em ônibus de empresas parceiras.

Clima: Visitando o site do Climatempo, verificamos que a  temperatura ficaria em torno de 30 graus, em alguns locais com previsão de chuva, nada preocupante. Mas é sempre bom levar um casaco para a noite e uma capa de chuva  por pura precaução.

Moeda: O dólar ou o euro são aceitos na maioria dos lugares. Se quiser pode levar um pouco de shekel (a moeda israelense) para comprar lembrancinhas e lanchinhos. Em alguns lugares não dão troco em dólar, importante levar sempre dólar trocado.

Cuidados necessários: o principal item desse tipo de viagem é um tênis super confortável, além é claro de uma boa máquina fotográfica para garantir fotos imperdíveis. Além de muita disposição para caminhar e admirar as belas paisagens.

Abaixo o nosso roteiro:

Abadia de Westminster em Londres
1º Dia (sexta) São Paulo/Londres: Saímos de Brasília na véspera para São Paulo. Como todo mineiro, somos previdentes para evitar aborrecimentos. Ficamos hospedados no excelente Bristol International Airport Hotel, que possui traslado grátis do aeroporto, geralmente, a cada hora, mas na dúvida pode ligar antes.  No dia seguinte, no horário combinado pela empresa Terra Santa Viagens, nos apresentamos no aeroporto de Guarulhos, para embarque num vôo com destino a Londres. A equipe da empresa nos recebeu e nos orientou quanto ao check in na empresa British Airways.
Tower Bridge em Londres
2º Dia (sábado) Londres/Cairo: Chegamos no Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, por volta das 7 horas da manhã, após longas 11 horas de vôo. Desembarcamos e fomos fazer os trâmites de imigração, não há necessidade de visto para ingressar em Londres, apenas passaporte válido. Em seguida, nos aguardava um guia local que nos acompanhou o dia inteiro pela cidade. Começamos o tour por Londres, com uma visita ao Palácio de Buckingham e ao famoso Hyde Park, paramos um pouco para conhecer o Parlamento, onde fica o famoso relógio Big Ben (que se encontra em reforma). Seguimos para a Tower Bridge, onde se encontra as jóias da família real e após algumas fotos, fomos almoçar perto dali (já incluso no pacote). Após o termino do tour, retornamos ao Aeroporto Internacional de Heathrow para prosseguirmos a viagem até a cidade do Cairo. 


Pirâmide com Esfinge em Cairo
Por do Sol nas Pirâmides
3º Dia (domingo) Cairo/ Pirâmides/Museu do Egito:  Chegamos no Cairo já de madrugada, pagamos cerca de 25 dólares como visto para ingresso no país, passamos pela imigração rapidamente e fomos encontrar nosso guia local. Seguimos, então, para o Hotel Radisson Blu. Após um breve descanso e um café da manhã reforçado, fomos conhecer as famosas pirâmides. Apesar do cansaço, a ansiedade por estar em um local que conhecíamos apenas dos livros de história nos motivou. De ônibus fomos conhecer as Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, supostamente construídas com a ajuda dos hebreus. Em seguida, fomos à Esfinge de Gisé que, segundo relato de nosso guia local, servia para proteger as pirâmides. Naquele local tivemos oportunidade de conhecer melhor a vida de Moisés e sua infância e como Deus preparou  sua grande missão – a libertação do povo Hebreu da escravidão. Visitamos, ainda, o Museu do Cairo, onde se encontra a Múmia de Ramsés II – o mesmo que construiu as pirâmides. Para visitar as múmias e a tumba de Tutancâmon é necessário pagar uma taxa de 10 dólares por pessoa. Em seguida, fomos almoçar em um restaurante estilo buffet árabe, com saladas, carnes e sobremesas, valor de 15 dólares por pessoa, sem bebidas. À tarde, fizemos uma rápida visita pela cidade do Cairo com suas antigas construções. Fomos ainda, visitar uma fábrica de papiros e uma loja que vendia extratos vegetais e os famosos perfumes locais. Retornamos ao hotel e, mesmo cansados, saímos para um Cruzeiro pelo Rio Nilo, com direito a jantar, show de música e danças típicas (passeio opcional ao preço de 50 dólares por pessoa). Este Rio foi onde Moisés, ainda bebê, foi deixado em um cesto de palha pela sua mãe. Finalmente, retornamos ao hotel para um descanso merecido. Cairo é uma cidade com trânsito caótico, com bastante lixo espalhado nas ruas e as atrações turísticas cheias de vendedores bem atrevidos. Deve-se ter bastante cuidado para não ser enganado nas compras.  

Subida do Monte Sinai no Egito
Nascer do Sol no Monte Sinai
4º Dia (segunda) Cairo/ Santa Catarina/Monte Sinai: Após o café da manhã,  saímos bem cedo com destino ao deserto do Sinai, fazendo a trilha do Êxodo dos hebreus, que atravessaram o deserto junto com Moisés, rumo à Terra Prometida, passando pelo Oásis de Elim, os Poços de Mara e a costa do Mar Vermelho até chegar a Santa Catarina, onde está localizado o Monte Sinai. Durante todo o trajeto, nosso guia foi explicando e datando os acontecimento de acordo com relatos bíblicos. No final do dia, chegamos ao Hotel New Morgeland, que parece um oásis no meio do deserto e fica localizado a 15 minutos do Mosteiro de Santa Catarina, ao sopé do Monte Sinai. Após o jantar, por volta das 23 horas, nosso grupo resolveu se aventurar e subir ao Monte onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei, trajeto aconselhado apenas  para aqueles que tiverem muito fôlego e boa condição física. Trata-se de uma subida árdua que acontece no meio da madrugada, e é feito com um guia e um beduíno. Logo na chegada ao Monte, há um controle de passaporte (não esquecer de levar)  e um detector de metais. O trecho leva de 4 a 6 horas, caminhando monte acima, dependendo do nível do grupo. Após um longo trecho, tivemos que subir ainda mais 750 degraus para alcançar o topo. O caminho é percorrido a pé por alamedas de terra com pouca estrutura, apenas algumas cabanas com banheiro (levar trocado para pagar cerca de 1 dólar), água e chocolate para esquentar do frio. Para os menos dispostos é possível alugar um camelo até a metade do caminho (cerca de 15 dólares). Alguns peregrinos foram desistindo pelo caminho (inclusive eu), ficando nessas cabanas até o grupo retornar. Não é possível retornar sozinho. É necessário estar de posse de um bom tênis, lanternas, roupas apropriadas devido ao frio lá em cima, gorros, luvas, e se possível um bastão de caminhada para o trecho de escadas. O grupo que conseguiu chegar ao topo teve oportunidade de fazer louvores e orações pela nossa Nação e logo em seguida, tiveram que começar a descida devido ao tempo exíguo para prosseguir a viagem. No retorno pudemos apreciar um lindo nascer do sol. Essa subida não é aconselhável para pessoas com problemas cardíacos, nem respiratórios (asma, bronquite), nem com problemas de coluna, artrite ou nos joelhos.
Jardim das Oliveiras em Jerusalém
5º Dia (terça) Monte Sinai/Eilat/Timna/Jerusalém: Cansados ou seja, exaustos, retornamos ao hotel por volta das 7 horas da manhã, para tomar o café da manhã e  fazer o check out. Rumamos, então,  para Taba, fronteira Egito/Israel, onde nos despedimos do nosso excelente e prestativo guia Hassan. A passagem pela fronteira foi tranqüila, mas um pouco demorada, pois há uns três controles de passaporte. Após os trâmites legais, passamos por um momento de estresse, fomos convidados a entrar numa sala, sem levar as malas, sem nenhuma explicação. Posteriormente, fomos informados que havia um mergulhador sem autorização nos arredores e por isso, os policiais foram identificá-lo primeiro para depois nos liberar. Após esse momento de apreensão, fomos recepcionados pelo nosso guia Uri, que nos acompanhou durante todo o período em que permanecemos em Israel. Seguimos para Eilat, a cidade litorânea mais ao sul de Israel, passando por Timna, parando para um pequeno almoço, no local onde encontra-se o Tabernáculo (réplica em tamanho natural da grande tenda que Deus ordenou que Moisés construísse para Sua adoração) e continuamos até Jerusalém, cidade mensageira da paz, cerca de 4 horas de ônibus. Seguimos, então para nosso Hotel Jerusalém Garden e Spa, fomos jantar e descansar.  

Jardim do Getsemani em Jerusalém
6º Dia (quarta) Jerusalém/Getsemani/Casa de Caifas/Via Dolorosa/Jardim da Tumba: Acordamos bem cedo, por volta das 6 da manhã. Logo após o café, saímos rumo ao Monte das Oliveiras, local em que Jesus foi entregue aos romanos, seguindo de uma visita ao Jardim da Basílica de Todas a Nações, onde encontram-se 3 oliveiras da época de Jesus. Seguimos para o Jardim do Getsemani, onde fizemos orações junto com todo o grupo. Continuamos até a Casa de Caifás, onde Jesus ficou preso na sua última noite. Em seguida, fomos ao Vale de Josafá, entrando pela Porta dos Leões, onde visitamos o tanque de Betesda, paramos na Fortaleza Antônia, onde Jesus foi julgado. Fomos almoçar num Kibutz, um buffet igual aos demais ao preço de 17 dólares. Seguimos para visita Jardim da Tumba (onde está o Monte Gólgota, suposto lugar onde Jesus foi crucificado e enterrado. Após pequena palestra do Pastor João Batista, foi servida a Ceia do Senhor, hora bem emocionante. Logo após, fomos visitar a lojinha de lembrança no local. Voltamos ao hotel para jantar e descansar.  

Muro das Lamentações em Jerusalém
Vista da cidade de Belém
Local do Nascimento de Jesus em Belém
7º Dia (quinta) Belém: Jerusalém/ Monte Sião/Cidade de David /Belém/ Jerusalém – Após o café da manhã no hotel, seguimos para visitar a cidade de Davi, parque arqueológico que conta a história da fundação de Jerusalém, as guerras, os profetas e reis, além das histórias dos judeus durante os tempos bíblicos. Passamos cerca de 1 hora visitando o Muro das Lamentações e seguimos para o Túnel de Shiloé, um túnel com 533 metros de comprimento, cavado durante o período do Rei Ezequias, um aqueduto construído por causa da guerra com os persas, segundo relato do nosso guia. Seguimos, então, para Belém, mas antes dos passeios paramos em uma loja de artesanato com atendimento por brasileiros. Seguimos para a Igreja da Natividade, provável local onde Jesus nasceu. A Gruta da Natividade é, na verdade, uma caverna onde, há dois mil e poucos anos, José e Maria se abrigaram para que ela pudesse dar à luz. Lá dentro, uma estrela de prata no chão, agora pavimentado em mármore, marca o lugar exato onde se acredita que Cristo tenha nascido. Local muito cheio, bem desorganizado, demoramos cerca de 2 horas para conseguir tirar umas fotos. Logo após, seguimos para o Campo dos Pastores, local em que os pastores foram avisados do nascimento do Salvador. Almoçamos no excelente Restaurante George, um dos melhores de toda a viagem. Retornamos a Jerusalém e fomos visitar o Monte Sião, a Tumba do Rei Davi e o Cenáculo, local onde supostamente, ocorreu a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. 

Monte da Tentação em Jericó
8º Dia (sexta) Jericó/Gênesis Land/Qunram/ Mar Morto/Jerusalém: Saímos cedo rumo a Jericó, mas antes visitamos a Gênesis Land, onde atores personificados de servos de Abrahão nos recepcionou contando histórias do Patriarca e nos serviu frutas secas, café e chá em uma tenda como nos tempos antigos. Tivemos ainda oportunidade de andar de camelo. Achei muito interessante. Após, seguimos para Jericó que é considerada a cidade mais antiga do mundo e tivemos oportunidade de ver a figueira onde Zaqueu subiu para avistar o Salvador. Após breve passeio panorâmico, seguimos para ver o Monte da Tentação e rumamos para Qunram, onde moravam os essênios e foram achados os manuscritos do Mar Morto. Seguimos, então, para o banho no Mar Morto, mas uma forte chuva quase atrapalhou o passeio. Tivemos notícias de problemas em outras caravanas que ficaram ilhadas. Tivemos muita dificuldade em descer e subir para entrar no Mar Morto, devido a uma lama espessa. O local possui restaurantes, banheiros, chuveiros, tudo muito organizado para os peregrinos. Em seguida, rumamos para o Mercado árabe para as últimas comprinhas por ali. 
Vista do Mar Morto em Israel

Cidade de Jaffa em Israel
Cesarea Marítima em Israel
9º Dia (sábado) Jafa/ Telavive/ Cesarea Maritima/Nazareth Village/ Safed: Após o café da manhã, deixamos Jerusalém, seguindo para Telavive, fazendo um pequeno city tour. Seguimos para Jaffa, a antiga cidade de Jope, famosa pelo porto antigo e pelo centro histórico, do qual o profeta Jonas, segundo narra a Bíblia, saiu para Társis de barco e foi engolido pelo grande peixe. Nessa cidade, Pedro ficou hospedado na casa de um amigo chamado Simão (o curtidor) e teria tido a visão de um lençol descido do céu por três vezes com alimentos. Seguimos para Cesarea Marítima, cidade construída por Herodes, O Grande, ali existem vários sítios arqueológicos com teatros, pistas de corridas de bigas, palácios e outros. Fomos, então para Monte Carmelo, onde o profeta Elias desafiou os 450 profetas de Baal. Seguimos para um almoço em um restaurante druso, simples mas com bom atendimento. Após o almoço, visitamos o Monte do Precipício, local no qual uma multidão enfurecida tentou jogar Jesus depois de sua proclamação ousada na sinagoga de Nazaré. Seguimos para Nazareth Vilage, reconstituição de uma vila da época de Jesus com atores caracterizados com palestra em português. Seguimos para a Igreja da Anunciação, suposto local em que o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela daria à Luz ao Salvador. Rumamos para o Hotel Ruth Rimon Inn, em Safed, uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com Jerusalém, Hebrom e  Tiberíades, chegamos já à noitinha. Jantamos e fomos descansar.  
  
Batismo no Rio Jordão
10º Dia (sexta) Tiberíades/Monte Carmelo/Megido/Jerusalém: Logo cedo, seguimos para o Monte das Bem Aventuranças, local onde Jesus fez o famoso Sermão da Montanha, junto ao Mar da Galiléia. Seguimos então, para o batismo no Rio Jordão. Tempo separado para os que queriam se batizar ou renovar o batismo. No local são alugadas batas pelo preço de 10 dólares. Logo após, rumamos para o Primado de São Pedro, local onde, supostamente, Jesus apareceu aos seus discípulos após a sua Ressurreição e fez o milagre da multiplicação dos peixes. Seguimos para Cafarnaum para visitar as ruínas da Casa de Pedro e da sinagoga onde Jesus pregava. Paramos para almoço no Restaurante Saint Peter, onde foi servido o "peixe de Pedro", tilápia com batatas, achamos um pouco caro. Seguimos para um Kibutz para participar de um passeio de barco no Mar da Galiléia, ao por do sol. Voltamos para o Hotel para jantar e descanso.


Cerimônia de bodas em Caná da Galiléia
Parque Nacional de Meggido
11º Dia (segunda)  Jerusalém/Ponte Allemby/Petra: Saímos cedo para conhecer Caná da Galileia, onde Jesus fez o primeiro milagre, transformou água em vinho a pedido de sua mãe. Ali, todos os casais da excursão fizeram a renovação de votos matrimoniais e receberam a bênção do Bispo Jacques Soares, o nosso líder. Fizemos a degustação de vinhos e brindes aos casais. Continuando nossa viagem pelo norte de Israel, paramos no Parque Nacional de Megido. Localizado na entrada da cidade que leva o mesmo nome, esse parque recebe visitantes por sua importância histórica e, principalmente, por ser considerado o palco da Batalha do Juízo Final, o chamado Armagedom. Meggido foi governada pelo Rei Salomão, e os restos da Porta de Salomão e seus estábulos, são duas das principais atrações até hoje. Mas o que mais intriga os visitantes é complexo do sistema de armazenamento de água e irrigação, uma escada leva os visitantes até 30 metros de profundidade em um túnel de 70 metros de comprimento, em um dos momentos mais especiais e diferentes da visita. Encerrou-se nossa viagem a Israel, seguimos para a fronteira da Jordânia. Ao chegarmos na fronteira, pagamos cerca de 50 dólares e passamos por uma pequena entrevista, tudo bem tranquilo. As malas são entregues por carregadores já no nosso ônibus, diferentemente da fronteira de Israel, que cada um teve que carregar suas malas. Seguimos para Petra a quase quatro horas de viagem. Chegamos já a noitinha para o check in no Hotel Grand View Resort & Hotel.     
 
Charretes para a cidade de Petra na Jordânia
Cidade de Petra na Jordânia
12º Dia (terça) Petra/ Amman:  Após o café da manhã, iniciamos o passeio em Petra esta cidade única, talhada em rocha pura pelos nabateos, que se estabeleceram por lá a mais de 2.000 anos. É chamada também como “Cidade Rosada”, pela cor das suas rochas. A entrada da cidade é através do Siq, um desfiladeiro estreito, mais de 1 quilômetro de longitude. Ao chegar ao final do Siq é possível ter a primeira visão de Al-Khazneh-Tesouro. Uma fachada maciça de 30m de largura e 43m de altura. Foi talhado no século 1, como a tumba de um rei nabateo. Há também uma construção nabatea de estilo romano e o teatro que pode acomodar até 3.000 pessoas. O passeio é feito a pé até chegar a cidade construída na pedra, cerca de 1 hora e meia de caminhada tranquila e pausas para explicação do guia. Pode-se seguir de cavalo (15 dólares) ou charrete (40 dólares). Terminada a visita, seguimos para Amman, a capital da Jordânia, 4 horas de viagem de ônibus e fomos direto para o check in no Hotel Gerasa Amman. 

Monte Nebo local que Moisés avistou a Terra Prometida
Divisa entre Israel e Jordânia
13º Dia (quarta) Amman/Vau do Jaboque/ Madaba/:  Após o café da manhã, saímos para um pequeno city tour em Amman, fomos a cidadela, um local do século 8 DC, onde moravam os moabitas e depois para um teatro em estilo romano. Seguimos para conhecer o Vau do Jaboque, onde Jacó desafiou um anjo de Deus e teve sua vida transformada para sempre e o Senhor mudou o seu nome para Israel.  Fomos a Madaba, a cidade dos mosaicos, onde se encontra o mais antigo mapa de Jerusalém. Seguimos para visitar o  Monte Nebo , montanha de onde Moises viu pela primeira vez a imagem da Terra prometida e de onde se tem uma incrível vista panorâmica do Vale Jordão e do Mar Morto e onde supõe-se que tenha sido enterrado. Voltamos ao hotel para jantar e descansar. 

14º.  Dia – Amman/Aeroporto de Telavive: Após o café da manhã no hotel, fomos ao local onde, segundo a igreja católica, provavelmente João Batista batizou o Senhor Jesus. Após seguimos para a fronteira da Jordânia para seguir para o Aeroporto de Telavive onde nos aguardava o Guia Shimon, para nos acompanhar até os procedimentos finais para saída de Israel. 

15º.  Dia - Londres/ São Paulo: A passagem por Londres foi bem estressante, tivemos apenas 1 hora para trocarmos de aeronave. Ao desembarcarmos já nos aguardava uma atendente da empresa aérea que nos acompanhou o tempo todo até a entrada do avião. Chegamos no Aeroporto de Guarulhos às 7:15 da manhã, e ficamos aguardando nosso vôo para Brasília. Algumas pessoas do grupo tiveram problemas com as malas, inclusive eu, mas a própria Cia Aérea já sabia do extravio e nos tranquilizou que as mesmas seriam entregues em nossas residências no máximo em 48 horas, o que ocorreu. A viagem foi maravilhosa, o serviço prestado pela empresa Terra Santa Viagens foi excelente, todos os guias contratados nos deram todas as  informações e toda segurança durante toda a viagem. Com certeza, voltaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário